quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

6 coisas que não podem na gravidez

Raios-X na gravidez
Unânime entre os médicos: Raio X, só em caso de extrema necessidade e, mesmo assim, com um protetor de chumbo no abdome.

A mesma recomendação vale para as radiografias feitas no dentista.

Banho quente na banheira e sauna na gravidez
Quem está esperando um bebê precisa encontrar outro jeito de relaxar. Isso porque a imersão em água quente causa uma vasodilatação capaz de derrubar a pressão arterial, naturalmente mais baixa em quem espera um bebê. Sauna, então, nem pensar pelo mesmo motivo.

Remédios na gravidez
Na teoria, mulheres grávidas não devem tomar remédio nenhum, a não ser com indicação médica. Isso porque é preciso pesar o risco-benefício: se a mulher tiver uma infecção grave, que pode provocar um parto prematuro precisará tomar antibiótico. Caso uma inflamação esteja provocando dor, também precisará ser combatida, pois o quadro não faz bem para o nenê. No entanto, cada caso precisa ser avaliado pelo médico que acompanha a gravidez.

Bebida alcoólica na gravidez
Estudos provam que o consumo de bebidas alcoólicas é contra-indicado na gestação. Um deles, publicado pela Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, confirma que o álcool está associado à restrição do crescimento do feto, sendo as meninas mais suscetíveis aos seus efeitos deletérios.

Vacinas durante a gravidez
A gestação não é o momento mais recomendado para se tomar vacinas, já que muitas delas contêm vírus ou bactérias vivas em pequenas quantidades que poderiam causar efeitos colaterais e até mesmo danos à formação do bebê. A mais recomendada é a antitetânica para a prevenção do tétano no recém-nascido. Essa vacina é composta apenas pela toxina e não pela bactéria, sendo inofensiva ao feto. Existem outras que podem ser usadas sob a orientação médica.

Pintar os cabelos na gravidez
A tintura está permitida desde que a grávida respeite uma regra básica: não usar, de maneira alguma, produtos que contenham amônia. Em contato com o couro cabeludo essa substância é absorvida pelo organismo e pode ser tóxica ao feto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário