quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Leite empedrado

Para evitar o leite “empedrado” é preciso esvaziar as mamas corretamente. Após amamentar seu bebê, palpe as mamas e, se sentir que ainda há “leite reserva”, esvazie-as com a bomba de sucção.

Sempre amamente o bebê com as duas mamas, lembrando que só se dever trocar para a segunda mama quando a primeira for recusada. Caso o bebê recuse a segunda mama, alterne nas próximas mamadas a mama inicial.

Essa é uma dificuldade encontrada por várias mães logo no inicio da amamentação. As mamas ficam duras, doloridas, aparecem fissuras no bico e até mesmo febre local, o que acaba atrapalhando a amamentação. Mas é bom deixar claro que esse é um problema temporário, então, não se desespere. É importante que a mamãe solucione o problema logo, pois é nessa fase que muitas desistem de amamentar seus bebês.

Os sintomas citados acima dificultam na hora do bebê mamar, com isso ele passa a chorar muito e a mamãe acaba ficando nervosa e se precipitando em dar o leite artificial, isso acontece principalmente com mães de primeira viagem.

O que causa o ingurgitamento ou empedramento como é mais conhecido? Isso acontece porque no inicio da amamentação é produzido muito mais leite do que o bebê precisa então a sobra do leite endurece criando os nódulos.

Outras dicas: Para resolver esse problema o ideal é que a mãe alimente o bebê sempre que ele tiver fome, não precisa esperar e dar de três em três horas ou de duas em duas, segundo especialistas nessa fase é importante alimentá-lo sempre que tiver fome.

Evite tomar banhos quentes demais ou então fazer compressas quentes nas mamas, pois isso aumenta ainda mais a produção do leite o que vai causar um problema maior ainda. Caso queira fazer compressas dê preferências a de água fria, e banhos mornos.

Uma dica dada por especialistas e que funciona, é fazer massagem e em seguida uma ordenha manual, nada de bombinhas. A mãe deve fazer massagens circulares, com as pontas dos dedos indicador e médio do bico para a base procurando os nódulos, usando a outra mão como apoio. Após fazer isso colocar os dedos, indicador e polegar formando um “C” no final da região areolar, realizando movimentos rítmicos para a saída do leite. Faça isso até a mama ficar mais macia, dessa forma o bebê conseguirá pegar e mamar confortavelmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário